A boa imagem das Termas de Ladeira de Envendos, situadas no concelho de Mação, entre Abrantes e Castelo Branco, tem-se prolongado ao longo da sua história. Enquadrada pela beleza agreste dos montes rochosos que a rodeiam, a estância disponibiliza um conjunto de práticas termais que utilizam, já há mais de cem anos, a riqueza hidromineral da água que emerge a 21ºC.
O percurso recheado de muitos sucessos não passou despercebido a António Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Envendos, onde se encontram as termas. O autarca recorda que “embora a estância funcionasse sem a tecnologia que existe hoje, a água era sempre a mesma” e a boa imagem permanecia dados os resultados de excelência obtidos.
E quem escolhe as termas para cuidar da sua saúde transmite, num passa a palavra que se repetiu ao longo das décadas, os ecos de satisfação. “Chegou a haver uma pensão, que estava sempre cheia para acolher os termalistas. Mais tarde passou a haver um médico a apoiar e a acompanhar assiduamente os utentes”, conta.
Para o autarca, o único senão é mesmo a falta de alojamento para receber os utentes durante o período de tratamento. Num passado mais recente, começaram a aparecer alguns alojamentos locais, o que tem ajudado a mitigar o problema.