Loading...
Termas do Vimeiro2021-07-22T13:32:32+00:00

Na localidade de Maceira, na zona norte do concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, junto ao Rio Alcabrichel, encontramos as Termas do Vimeiro, enquadradas numa zona fortemente marcada por interessantes aspetos geológicos. Nesta trilogia de mar, serra e descanso, não falta o aconchego proporcionado pela natureza. Acredita-se serem conhecidas desde tempos muito remotos mas a sua história mais recente remete-nos para o século XIX.

Já em 1845, algumas descrições davam nota da existência de dois banhos de águas santas junto aos locais de emergência, em ambas as margens do Rio Alcabrichel, que atraíam quem procurava tratamentos para as suas enfermidades. Diz a tradição que esta terra cedo se tornou famosa, com visitas e hospedagem da Rainha Santa Isabel, que aqui vinha usufruir das águas termais, para seu bem-estar e saúde.

A água adquire a sua mineralização, única, circulando em profundidade, até cerca de 2000 metros, em rochas predominantemente calcárias. Atinge a superfície, a uma temperatura de cerca de 27ºC, na região da Maceira, onde uma barreira geológica impermeável, o “Diapiro do Vimeiro”, a obriga a ascender, dando assim origem às nascentes e captações nesta região.

A primeira análise oficial data de 1867, efetuada primeiro por Agostinho Vicente Lourenço e depois por Charles Lepierre. A exploração legal aconteceu em 1896, sendo concessionada, por tempo ilimitado, ao então proprietário, José Pedro Cardoso. Em Janeiro de 1921, é publicado um alvará que classifica as águas como sendo cloretadas sódicas.

As suas características e propriedades fazem com que sejam indicadas para a prevenção e tratamento de doenças de pele e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório. Com uma história vasta e cheia de altos e baixos, as Termas têm conseguido manter-se como um importante motor de desenvolvimento para a região. Aproveitando a proximidade do mar e o contato privilegiado com a natureza, o complexo turístico do Vimeiro é actualmente constituído por três núcleos que conjugam termalismo clássico (Balneoterapia, Ventiloterapia e Fisioterapia) e tratamentos de bem-estar.

DOCUMENTOS