Loading...
Termas de Monfortinho2021-07-22T12:34:55+00:00

Situadas na Beira Baixa, no concelho de Idanha-a-Nova, as Termas de Monfortinho beneficiam de um microclima privilegiado. No sopé da serra de Penha Garcia, junto à margem direita do rio Erges, aqui encontramos uma das mais antigas fontes termais do país – a Fonte Santa, onde a natureza e a mão do Homem se aliaram para oferecer aos aquistas um produto puro e genuíno.

A existência de alguns aglomerados leva a crer que desde a civilização romana que a qualidade e pureza das nascentes de Monfortinho eram reconhecidas. No entanto, só mais tarde, a partir do séc. XVIII, há referências escritas à sua utilização. Ribeiro Sanches, célebre físico, que nelas tratou uma “gota rosada” e uma hepatite, parece ter sido o primeiro a fazer referência às qualidades terapêuticas destas águas, elogiando-as. Também Francisco da Fonseca Henriques, médico de D. João V, fala-nos das “Caldas de Pena Garcia”, no lugar de Monfortinho, descrevendo seis fontes de água tépida – sendo que a principal se designava de “Fonte Santa”, pelos efeitos milagrosos “na cura de males articulares, da pele, do sistema digestivo e hepático, do sistema reprodutor feminino e do foro psiquiátrico”.

A estância ganha fama dos dois lados da fronteira e viria a reforçar a sua importância, sobretudo na década de quarenta do séc. XX, com a construção de alguns equipamentos, como o balneário, remodelado em 2001, pelo aquitecto José Luís Teixeira Pinto.

Num ambiente de harmonia e tranquilidade, as Termas de Monfortinho envergam o selo científico que garante a qualidade das águas, que são hipomineralizadas, bicarbonatadas, sódicas cálcicas e magnésicas, possuindo um dos maiores teores de sílica entre as águas termais portuguesas. A temperatura de nascente é de 29ºC e apresentam um pH de 5,45.

Os seus efeitos benéficos fazem com que sejam adequadas para o tratamento de doenças crónicas de pele, problemas hépato-vesiculares, gastrointestinais, reumáticos, das vias respiratórias e litíase renal. A esta área clássica do termalismo juntam-se serviços direcionados para o repouso, bem-estar e beleza, dando resposta a um novo público que vê nos balneários termais um papel importante na recuperação do equilíbrio físico e mental.

DOCUMENTOS