Loading...
Termas de Unhais da Serra2021-07-22T12:37:59+00:00

A localização privilegiada, na encosta sudoeste da Serra da Estrela, a 750 metros de altitude, num vale de origem glaciar, é um dos pontos que distinguem as Termas de Unhais da Serra. Na vila com o mesmo nome e concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, destacam-se ainda pela beleza natural da paisagem e pelo ar puro da montanha aliado à riqueza das suas águas.

Aquadome foi o termo escolhido para designar o complexo, que está inserido no segmento do turismo médico e de saúde e integra um moderno balneário termal que alia a saúde ao bem-estar. O complexo abrange cinco unidades complementares, que vão desde o termalismo clássico à fisioterapia e osteopatia, estética e terapias orientais, área clínica e uma zona lúdica.

A água mineral natural de Unhais da Serra, de circulação profunda e com origem na mais alta montanha de Portugal continental, é vulgarmente designada por sulfúrea e reconhecida pelas suas vocações terapêuticas. Brota a uma temperatura de 37 ºC. As suas características – bicarbonatada sódica, carbonatada, fluoretada e sulfídratada – fazem com que seja indicada para tratamentos do foro respiratório, reumatismais, músculoesquelético, aparelho digestivo e circulatório.

As suas águas, apelidadas de “medicamento milagroso”, já eram referenciadas em meados do séc. XVII. Em 1860, o estabelecimento termal já era composto por dois tanques de banhos, sala de espera e vestiários. Nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, Unhais da Serra afirmou-se como um importante destino termal, sendo na época conhecida como “Pérola da Beira” ou “Sintra da Covilhã”. A conversão da residência do Conde da Covilhã, pelo próprio, no Grande Hotel de Unhais da Serra, tendo anexo o Casino, com espaçosos salões de dança, espaços de jogos e não só, contribuiu para o fortalecimento do turismo local.

Nos dias de hoje, a vila mantém esse poder de atracção turístico, com as suas potencialidades e o contacto com a natureza a serem motivos para captar centenas de visitantes todos os anos.

DOCUMENTOS