Às portas da cidade de Viseu, capital de distrito, em pleno coração da Beira Alta, encontramos uma tranquila e aprazível estância, onde é possível conjugar tratamentos, lazer e repouso. São as Termas de Alcafache, únicas no concelho, que beneficiam de um clima ameno e da beleza que oferece o vale do rio Dão.
A sua fama vem de longe. A história diz-nos que já os romanos se banhavam nestas águas mas que terão sido os habitantes do lugar a perceber as propriedades terapêuticas das nascentes, no leito do Dão, guardando segredo sobre a relíquia. Conhecem-se ainda ruínas de uma antiga albergaria do século XV, mandada construir por um cónego da Sé de Viseu, para justamente acolher os pobres necessitados de tratamento.
Nos nossos dias, as termas, fundadas por Eduardo Leal Loureiro, funcionam em instalações que apostam num elevado nível de conforto e têm conseguido afirmar-se como uma referência a nível nacional e não só. O balneário data de 1962, pautando-se por um ambiente aberto e luminoso. As suas águas sulfurosas – bicarbonatadas e sódicas e fracamente minerelizadas – são captadas diretamente da natureza, a 50m e 150m de profundidade, garantindo a sua pureza bacteriológica e físico-química. Emergindo a 50ºC, são das mais ricas e quentes de Portugal.
No que diz respeito ao termalismo terapêutico, são especialmente recomendadas para o tratamento de reumatismo e outras doenças músculo-esqueléticas e também de dificuldades do foro respiratório, como rinites, sinusites, faringite, bronquites crónicas e asmáticas. Já na área do bem-estar, o complexo destaca-se pela associação da água termal aos produtos extraídos da uva, que têm função antioxidante, e pela algoterapia. Com uma envolvente natural recentemente requalificada pelo Município de Viseu, as Termas de Alcafache oferecem ao visitante um espaço de lazer que conta com um parque de merendas, um parque infantil, caminhos pedestres e não só.
Já do outro lado da magnífica ponte que une as duas margens do Dão, encontramos Alcafache, que acolhe a maioria das instalações hoteleiras ao dispor dos termalistas.