A Binaural – Associação Cultural de Nodar desenvolveu para a Associação das Termas de Portugal uma recolha de aspetos relacionados com a memória dos territórios onde as suas estâncias termais integradas na rede Termas Centro estão implantadas. O projeto, designado de “Aldeias do Conhecimento”, desenvolveu-se ao longo dos anos de 2021 e 2022 e recolheu, documentou e catalogou tanto vivências profissionais e pessoais das estâncias termais, como outros aspetos paisagísticos e culturais, especificamente ligados às próprias termas ou aos territórios circundantes.
Em cada um dos territórios termais foram efetuadas dezenas de entrevistas e outros registos audiovisuais, ascendendo a 400 documentos audiovisuais no total, potenciando um aprofundamento do conhecimento sobre o património específico dos locais onde se situam os estabelecimentos termais. Este Arquivo Digital Aldeias do Conhecimento é disponibilizado de forma integral e aberta para a cidadania, sendo de possível utilidade para diferentes tipos de entidades, com municípios, consórcios termais, investigadores, operadores turísticos, escolas, etc.
O projeto “Aldeias do Conhecimento” compreendeu várias etapas, ao longo de dois anos. Após uma série de estudos metodológicos e do desenvolvimento de um protótipo, procedeu-se à fase de recolha de campo, em que foram efetuados pelo menos 20 registos audiovisuais – entre entrevistas, registos de tradições e de paisagens – em cada um dos territórios onde se situam os balneários termais incluídos na rede Termas Centro, ascendendo assim a 400 registos no final do projeto. Os registos incluíram sempre aspetos sobre a estratégia, o funcionamento e a a memória das próprias estâncias termais, assim como outros aspetos patrimoniais considerados relevantes em cada concelho, particularmente aqueles ligados à temática da água e dos seus usos locais. Todo o material registado está devidamente catalogado e inserido nesta plataforma, onde os registos podem ser pesquisados, por concelho, temática e através de um mapa interactivo.