Em pleno centro da fortaleza de Almeida e de frente a uma praça de guerra, o Solar de São João foi mandado construir em 1726 pelo Coronel de Infantaria José Delgado Freire, casado com D. Maria de Azevedo, das famílias mais importantes de Riba Côa.
Atualmente, é propriedade de Carlos Miguel e sua esposa, Maria José Cavaleiro, constituindo um edifício representativo da grande fidalguia de militares da época.
É neste contexto que surge a possibilidade de transformar o edifício numa casa de memórias, recorrendo aos conhecimentos do investigador Augusto Moutinho Borges, curador do Solar de São João. Natural do Porto, mas com raízes em Almeida, a sua formação é abrangente, da história ao património e ao turismo, passando pelas ciências da saúde, que alicerçaram ‘o bichinho’ pela questão termal.
O encanto de Almeida, as estórias, como viviam as elites, a arte da mesa, o mobiliário português e a arte sacra são apenas algumas das temáticas que envolvem as diferentes salas que, com o seu espólio, recriam ambientes autênticos do passado.