O Pego da Rainha, em Mação, é um pequeno paraíso escondido nas serranias da Região Centro de Portugal. A paisagem, envolvida por árvores frondosas, por verde e água, é um convite a momentos de descanso e um presente para o espírito, tal é a beleza natural.
Este oásis encontra-se escondido num vale profundo, perto da aldeia de Zebreira, protegido pelas escarpas altaneiras de granito que o ladeiam.
Além da cascata, com os seus três metros, que proporciona o característico som da água em queda que tem a capacidade de nos embalar, surge-nos a lagoa que se forma, com as suas águas límpidas. Nas tardes quentes, é um convite para banhos demorados. Ladeando a lagoa pela direita, é possível subir um pequeno trilho que leva até ao regato que alimenta a cascata, um espaço protegido pela sombra dos plátanos, com mesas compridas em madeira para piqueniques.
Reza a lenda que uma rainha tinha por hábito banhar-se na lagoa natural debaixo da queda de água, o que terá dado origem à toponímia de Pego da Rainha.