A estância de Ladeira de Envendos possui uma das maiores reservas de água do país. “São águas muitos úteis para variadas tipologias e cujas caraterísticas contribuem para minorar alguns problemas de saúde que as pessoas possam ter, razão pela qual são tão procuradas”, defende o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela.
Fazendo um pouco de história, o autarca destaca que “o complexo teve um grande desenvolvimento nos anos 60/70” do século passado. “Desde então foram feitas algumas melhorias, mas menos significativas”, acrescentando, defendendo que “um incremento da zona seria bem-vindo”, embora essa decisão caiba, em última análise, aos proprietários, uma vez que se trata de uma unidade privada.
No que diz respeito à falta de alojamento, uma das principais lacunas para que as pessoas possam vir e usufruir do balneário, Vasco Estrela nota que vai “havendo alguns sinais” positivos, “com alojamentos locais que podem contribuir para que a estância tenha maior procura, bem como o próprio concelho, que vê, sobretudo nos meses de verão, a população duplicar, quer seja com filhos da terra que vêm de férias ou com turistas.
Para contribuir para o dinamismo da estância, a Câmara de Mação, através de um “protocolo proporciona idas regulares gratuitas às pessoas, “para ajudar a dinamizar a região e melhorar a qualidade de vida das populações”. “O que sentimentos é que as pessoas gostam, estão satisfeitas e há uma grande fidelização ano após ano”, aponta o autarca, que destaca ainda que a arte de bem receber está nos genes das gentes de Mação.