As Termas do Carvalhal constituem um importante ativo turístico e de saúde para o concelho de Castro Daire, que beneficia de uma localização privilegiada em termos de acessibilidades (proximidade, por exemplo com a grande rota da Estrada Nacional 2) e se distingue pela sua riqueza natural, património, tradições, equipamentos e potencialidades.

Mas é em torno das águas quentes da estância – que emergem a cerca de 62 graus centígrados – que tem nascido um verdadeiro oásis de bem-estar e se prepara um novo processo de desenvolvimento, de “forma concertada e estruturada”.

A par da valorização do “bem mais precioso – a água – e dos recursos humanos”, aqui fazem-se planos para “um balneário mais modernizado, com inovação e tecnologia associadas, e um espaço condizente com a sua qualidade”. Tratando- se de um projeto ambicioso e de grande investimento, o Vereador do Município de Castro Daire, Pedro Pontes, explica que “requer um planeamento definido, para que quando as oportunidades surgirem, possam ser aproveitadas”.

Outra das apostas passará, no âmbito do programa Valorizar, do Turismo de Portugal, pela criação de um circuito de piscinas termais exteriores de água quente, aproveitando os maciços rochosos adjacentes ao complexo termal. Pedro Pontes acredita tratar-se de “um conceito de bem-estar diferenciador”, mas que não vai esquecer – mas antes complementar – as bases do termalismo clássico.

Combinando inovação e sustentabilidade, a Câmara de Castro Daire pretende ainda fazer o aproveitamento da energia geotérmica para o complexo, que seria extensível a privados, potenciando poupança económica, rendimento e eficiência.

Sem tirar os olhos do futuro, há algumas iniciativas que já saíram do papel e são indispensáveis. “Nos últimos cinco anos, o Município fez um grande investimento para preservar o recurso água e estabilizar as suas propriedades e qualidades”, explica, salientando que se procurou também “melhorar o conforto para os aquistas”, através da revitalização da piscina exterior e da zona envolvente do balneário, que se apresenta, cada vez mais, como um refúgio de saúde e bem-estar.