As Termas do Bicanho são sinónimo de tranquilidade e contacto com a natureza, desde o azul abundante da água ao verde dos arrozais do Mondego. É nesta viagem que partimos através de Telmo Martins, residente em Vila Nova de Anços.

Cresceu entre as plantações de arroz, um negócio que o seu pai iniciou em 1982 e ao qual deu continuidade a partir de 2010, trabalhando agora em parceria. E se no tempo do seu progenitor as tarefas eram essencialmente manuais, a geração de Telmo Martins dispõe de um vasto processo de mecanização, desde a sementeira à colheita, passando pela secagem e armazenamento. Apenas a respiga, ou seja, o controlo de ervas daninhas, é feita manualmente, de modo a assegurar a qualidade do produto. Além do milho, mais residual, a grande aposta é no cultivo de arroz, da variedade carolino, tão emblemática na região do Mondego. Oitenta por cento da exploração são dedicados a este cereal, cuja produção começa com o tratamento dos resíduos da última colheita, seguindo-se o trabalho da terra para instalar a cultura, semear, adubar e todos os processos até à colheita, que dura um mês.

A água é um recurso abundante. Telmo Martins explica que a sua função é regular a temperatura térmica entre o dia e a noite, pois o arroz é intolerante a oscilações térmicas.