Em plena Beira Baixa, no concelho de Mação, distrito de Santarém, a beleza agreste dos montes esconde uma relíquia: as Termas da Ladeira de Envendos. Desde há vários séculos que a riqueza hidromineral da água que brota da rocha, no chamado Desfiladeiro de Águas Quentes, é aproveitada para contribuir para o restabelecimento da qualidade de vida de quem as procura.
Com um abundante caudal, aflora a 21ºC e os seus efeitos terapêuticos são amplamente reconhecidos. Existe documentação histórica, datada de 1726, no reinado de D. João V, que vem confirmar a existência das águas termais já nessa altura. Já em 1965 foi dado um importante passo, com a atribuição da concessão das águas e a construção do balneário.
O edifício, de dois pisos, viria a ser renovado em 1997, conservando a sua anterior estrutura simples dos anos 60. Com águas termais hipossalinas, ricas em sílico, com incidência de cloreto e sódio, o complexo oferece aos aquistas serviços de termalismo terapêutico e de bem-estar. No primeiro ramo, destaque para os benefícios ao nível das doenças de pele (psoriáses, eczemas, úlceras variocosas, acne), músculo-esqueléticas (artoses, lombalgias e outros reumatismos), aparelho respiratório (rinite, sinusite, faringite, bronquite) e problemas digestivos ( enfartamento, obstipação). E os resultados positivos fazem com que os visitantes regressem, ano após ano, aproveitando a tranquilidade do lugar, os benefícios dos programas de relaxamento e o contacto com uma natureza ainda preservada.
Para o desenvolvimento da região, contribui também o crescimento de um sector turístico de qualidade, bem como o rico património, no qual se integram importantes vestígios arqueológicos, e a dinamização de iniciativas de índole cultural, que permitem promover as suas potencialidades a nível cultural, gastronómico e histórico e as fortes tradições e costumes.